A exposição Girassóis do Jardim terá sua abertura nesta quinta-feira, 23 de março – aniversário de 350 anos de Florianópolis –, às 10h, no Jardim Botânico de Florianópolis (Rod. Admar Gonzaga, 742-782 – Itacorubi). O evento faz parte da programção oficial da Maratona Cultural 2023. As aquarelas de MC Coelho vão ficar expostas no local até 26 de maio. A apresentação da exposição, mais detalhes sobre as obras e sobre o artista podem ser vistos neste link.

Mensagem de MC Coelho

Quando eu vi pela primeira vez a plantação de Girassóis no Jardim Botânico, no início de janeiro de 2023, fui imediatamente buscar meu material de desenho e aquarela. A princípio apenas com a cadeira, e posteriormente com o cavalete e o guarda-sol, eu passei a desenhar quase todos os dias. Algumas vezes, no começo da manhã, outras no final da tarde. Isto me permitiu acompanhar mais de perto as transformações, as diferentes luminosidades, o processo de crescimento e os cuidados do pessoal técnico com o jardim de Girassóis.

Em fevereiro, eu busquei um pouco mais da paisagem em volta, das folhagens, dos fundos verdes e da luminosidade do céu. Acho que o resultado agrupa estes dois momentos, que foram muito passageiros. A pintura é o que é feito no momento, em duas ou três horas de pura contemplação, de desenho e cores. Não há rebuscamentos, não há retoques. Houve muita curiosidade em todo este processo, muitos mistérios, silêncios e, na saída, os pés levemente na Terra, um olhar para o Céu e uma meditação para o Sol, como o próprio Girassol.

Girassóis do Jardim
Dedicado à Beatriz Shiozawa
Arte gráfica, digital e site Gabriel Shiozawa
Texto de apresentação César Floriano
Montagem dos painéis Jair Silva
Molduras Paulo Martins da molduraria Paola Carolina
Impressão painel do conjunto Multicor
Impressão adesivo Beto Plotagem

Agradecimentos

Em especial Dona Marlene, minha mãe (in memoriam)

Ilson Coelho

Gabriela Tasso, Roberto Amaro, Ricardo Conceição, Thaise, Júlia, Sr. Nilton, Mário, Val, Edinei e toda equipe de apoio do Jardim Botânico.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.