Mário César Coelho – ou MC Coelho, como é mais conhecido – é manezinho, como são chamados os nascidos em Desterro/Florianópolis. Arquiteto e professor na Universidade Federal de Santa Catarina, MC desenha e pinta pela cidade – o atelier é a rua – observando pessoas, animais, construções, o cotidiano e as belas paisagens da Ilha de SC e do mundo. Desenha desde criança. No curso de Edificações na Etefesc (atual IFSC), desperta para o desenho de projetos e perspectivas, ingressando em 1978 no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, tomando então gosto pela pintura de aquarela.

Da junção entre o arquiteto e o artista surge o interesse pela História da Arte. Pela UFSC também fez seu mestrado, em História Cultural, com a dissertação Moderna Ponte Velha: Imagem e memória da Ponte Hercílio Luz (1997). O doutorado foi sanduíche com UFSC e EHESS/Paris, com a tese Os Panoramas Perdidos de Victor Meirelles (2006).

Pesquisou histórias em quadrinhos e a relação entre desenho, espacialidade e arquitetura e elaborou a pesquisa “A estética visual da pichação nos quadrinhos e na arquitetura“. Lecionou disciplinas de história e de desenho no Departamento de Expressão Gráfica (EGR), no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.

Entre atividades de destaque, estão as exposições Paisagem Passagem: uma ponte em 30 dias, no Museu Histórico de Santa Catarina, sediado no Palácio Cruz e Sousa, Cores Traços Rastros – Desenhos e Aquarelas no Museu Hassis e Construções Deterioradas: Ruínas de Florianópolis, no espaço expositivo da Fortaleza de Anhatomirim, participação como pesquisador no filme Ponte Hercílio Luz: Patrimônio da Humanidade, do diretor Zeca Pires, participação na oficina Bonson revisitado: percursos, o desenho da ponte como capa do jornal Diáro Catarinense (DC) em 16 de maio de 2015, a publicação dos capítulos Victor Meirelles e a Empresa de Panoramas em Victor Meirelles: novas leituras; A Ponte Cartão-Postal em A Casa do Baile; Visões do Desterro em Encantos da Imagem  e inúmeras participações em debates, mesas-redondas, bancas e palestras.

Desenho da ponte Hercílio Luz como capa do jornal Diáro Catarinense (DC) em 16 de maio de 2015

Desenho da ponte Hercílio Luz como capa do jornal Diáro Catarinense (DC) em 16 de maio de 2015

Participação como pesquisador no filme Ponte Hercílio Luz: Patrimônio da Humanidade, do diretor Zeca Pires.