Exposição Girassóis do Jardim – Aquarelas de MC Coelho

Parte da programação oficial da Maratona Cultural 2023, organizada pela Prefeitura de Florianópolis para marcar o aniversário da cidade, a exposição será realizada no Jardim Botânico de Florianópolis (Rod. Admar Gonzaga, 742-782 – Itacorubi), com abertura no dia 23 de março, ficando em exposição até o dia 26 de maio.

Apresentação da exposição, por Cesar Floriano

Roda, roda, Carrossel… Gira, Gira, girassol.

Redondinho como o céu. Marelinho como o sol.

Sempre que o sol, Pinta de anil todo o céu, o girassol fica um gentil carrossel.

O girassol é o carrossel das abelhas. Pretas e vermelhas. Ali ficam elas. Brincando, fedelhas. Nas pétalas amarelas.

Como se fosse uma abelha a brincar no carrossel dos Girassóis, do poema “O girassol” de Vinicius de Moraes, Mário Cesar Coelho, em pleno sol de verão, passeou com seus lápis e pincéis pelo Jardim Botânico de Florianópolis. Criou uma sequência de pinturas e desenhos, convidando-nos para uma observação sensível deste mundo de luz, cor e formas pintadas nos tons das aquarelas. Com seu gesto lírico e olhar atento, pintou durante horas e dias seguidos de trabalho, onde buscou, por meio de suas micro paisagens, traduzir a beleza do jardim e fragmentos de uma poética em flor. Captou detalhes, mapeou contrastes, registrou tonalidades com o olhar acurado de artista, tornando visível para todos nós as sutilezas de sua sensibilidade.

Mario é um desenhador compulsivo, sempre foi, desde criança que o desenho é sua maior forma de expressão. O ato de desenhar como gesto de registrar a realidade vivida, como manifestação sensível do mundo percebido é parte integrante do seu ser. Desenvolveu seu traço como exteriorização do seu mundo interior, mas também como ação consciente do desenho de observação, registrando com maestria os objetos do seu cotidiano, do que se vê nas ruas da cidade e principalmente, fragmentos da Arquitetura e das paisagens da Ilha de Santa Catarina, sua terra natal.

As pesquisas de linguagem plástica e do espaço do desenho como representação estão presentes o tempo todo na obra de Mário, marcando sua contribuição particular no contexto da arte de Florianópolis. Várias fases podem ser identificadas em sua produção, todas revelando seu pleno domínio sobre o desenho, a cor e a composição. As aquarelas são percepções, impressões e possuem o sentido da cor, que é um gesto implícito de suas elaborações. As formas, como a luz e a cor, obedecem a uma ação elaborada, que obtém uma relação de clareza de desenho. A decantação estética deseja conservar as coisas e as formas da natureza, uma visão de primeiro ímpeto, uma modulação sem retórica, uma relação de cores e tons. Suas obras estão carregadas de sugestões para os sentidos, com planos precisos para melhor imprimir a realidade vivida.

Nesta exposição, “Girassóis do Jardim”, Mc Coelho nos presenteia e compartilha, com toda sua generosidade, seu carrossel de Girassóis. São 14 aquarelas, no total de 21, todas pintadas entre janeiro e março de 2023. Elaboradas com o rigor do desenho e da pesquisa cromática, seus girassóis são composições líricas, poéticas e envolvidas por um cromatismo suave e delicado. Seu realismo não alcança resultado banalmente ilustrativo, mas permeia, isso sim, as imagens de uma vívida e sugestiva plasticidade e um inegável rigor de composição.

Fica demonstrado nesta pequena exposição, o prazer que Mc Coelho revela, ao exercer seu ofício de artista, suas aquarelas são agora um patrimônio coletivo, a ser usufruído por todos.

Cesar Floriano.

Ilha de Santa Catarina, março de 2023.

Mensagem de MC Coelho

Quando eu vi pela primeira vez a plantação de Girassóis no Jardim Botânico, no início de janeiro de 2023, fui imediatamente buscar meu material de desenho e aquarela. A princípio apenas com a cadeira, e posteriormente com o cavalete e o guarda-sol, eu passei a desenhar quase todos os dias. Algumas vezes, no começo da manhã, outras no final da tarde. Isto me permitiu acompanhar mais de perto as transformações, as diferentes luminosidades, o processo de crescimento e os cuidados do pessoal técnico com o jardim de Girassóis.

Em fevereiro, eu busquei um pouco mais da paisagem em volta, das folhagens, dos fundos verdes e da luminosidade do céu. Acho que o resultado agrupa estes dois momentos, que foram muito passageiros. A pintura é o que é feito no momento, em duas ou três horas de pura contemplação, de desenho e cores. Não há rebuscamentos, não há retoques. Houve muita curiosidade em todo este processo, muitos mistérios, silêncios e, na saída, os pés levemente na Terra, um olhar para o Céu e uma meditação para o Sol, como o próprio Girassol.

Sobre MC Coelho

Mário César Coelho – ou MC Coelho, como é mais conhecido – é um artista natural de Florianópolis. Arquiteto de formação, foi professor de desenho e aquarela na UFSC. A pandemia mudou temporariamente seu hábito de desenhar ao ar livre. A exposição Girassóis do Jardim marca um retorno por onde o “Atelier é a Rua”. Entre suas exposições, podemos citar: Ruínas de Florianópolis, Cores Traços Rastros, Paisagem Passagem: Uma Ponte em 30 dias. Atualmente participa da exposição coletiva [Inde] pendências e seus transbordamentos no Contexto Catarinense no MHSC.

Ficha técnica

Girassóis do Jardim
Dedicado à Beatriz Shiozawa
Arte gráfica, digital e site Gabriel Shiozawa
Texto de apresentação César Floriano
Montagem dos painéis Jair Silva
Molduras Paulo Martins da molduraria Paola Carolina
Impressão painel do conjunto Multicor
Impressão adesivo Beto Plotagem

Agradecimentos

Em especial Dona Marlene, minha mãe (in memoriam)

Ilson Coelho

Gabriela Tasso, Roberto Amaro, Ricardo Conceição, Thaise, Júlia, Sr. Nilton, Mário, Val, Edinei e toda equipe de apoio do Jardim Botânico.

Aquisição de obras

Caso exista interesse em adquirir alguma das obras, por favor entre em contato pelo formulário abaixo.

    Aceito enviar os dados acima relacionados para que o site entre em contato comigo e/ou encaminhe minhas demandas.


    0 comentário

    Deixe um comentário

    Avatar placeholder

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.